CARNAÚBA SUSTENTÁVEL

Carnaúba Sustentável é uma iniciativa da Associação Caatinga em parceria com o Sindicato das Indústrias Refinadoras de Cera de Carnaúba no Estado do Ceará (SINDCARNAÚBA) e apoio da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Carnaúba da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (ADECE) que visa a distribuição de tecnologia sustentável, educação ambiental e investimento social na cadeia produtiva da carnaúba.

Na primeira fase do projeto foram realizados os encontros “Diálogos da Carnaúba” nos municípios de Sobral, Granja e Russas para mapear os principais gargalos da cadeia produtiva e propor um plano de ação visando superar os desafios. O objetivo é repassar aos produtores e trabalhadores informações sobre formalização das relações de trabalho; saúde e segurança do trabalho no carnaubal e aposentadoria por idade rural e regime de segurado especial na previdência. Representantes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) participaram da ação e esclareceram as dúvidas dos trabalhadores em relação a questões de aposentadoria.

A segunda fase do projeto buscou dar continuidade aos bons resultados do projeto, contribuindo com ações educativas para a modernização, regularização e profissionalização da atividade extrativista da cadeia da carnaúba e melhorando a qualidade de vida das comunidades carnaubeiras, por meio de tecnologias sustentáveis de convívio com o semiárido, visando à sustentabilidade da cadeia produtiva. Essas ações promovem o desenvolvimento sustentável de comunidades rurais do semiárido e contribui para a proteção da biodiversidade e ajuda a reescrever a relação do homem com Caatinga. No eixo de tecnologia sustentável, o projeto já desenvolveu 1.244 tipos de inovações, que beneficiaram diretamente 3.630 famílias, a exemplo da construção de cisternas de placas para armazenamento de água, entrega de fogões ecoeficientes, e elaboração de sistemas bioágua.

O projeto Carnaúba Sustentável tem aderência aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), agenda global estabelecida pela Organização das Nações Unidas para promover o desenvolvimento sustentável globalmente.

MANUAL DE BOAS PRÁTICAS

Faça o download clicando nas imagens abaixo.

MANUAL DE BOAS PRÁTICAS NO CULTIVO DA CARNAÚBA

01 - Preparo das áreas

02 - Combate a unha-do-diabo

03 - Arrendamento de áreas

04 - Contratação de pessoal e direitos trabalhistas

05 - Fase de Extração Vareiro

06 - Cortador

07 - Agrupamento dos feixes

08 - Comboieiro

09 - Lastreiro

10 - Trabalho Máquina de Corte

11 - Acesso ao crédito

12 - Ratreabelidade

ASSOCIAÇÃO CAATINGA

Uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, com a missão de promover a conservação das terras, florestas e águas da Caatinga, único bioma exclusivamente brasileiro, para garantir a permanência de todas as suas formas de vida. Esse é o compromisso que faz a Associação Caatinga desenvolver, desde 1998, projetos de conservação de áreas naturais, restauração florestal e recuperação de nascentes, bem como um trabalho ativo na disseminação de tecnologias sustentáveis pelo semiárido e na educação ambiental, voltado para o apoio à pesquisa e formulação de políticas públicas ambientais.

A forte atuação da Associação Caatinga já foi capaz de desenvolver 1.244 tipos de tecnologias sustentáveis, que beneficiam diretamente 3.630 famílias. Com iniciativa de um empreendedor estadunidense e de seu filho, Samuel Johnson, o potencial da matéria-prima da carnaúba foi descoberto. Assim, surgiu o Fundo de Conservação da Caatinga e a partir desse fundo a Associação Caatinga inicia sua jornada. Com esse recurso foi criado o primeiro projeto, o de implantação da Reserva Natural Serra das Almas (RNSA), que está localizada na divisa dos municípios de Crateús (CE) e Buriti dos Montes (PI) bem no centro do coração da Caatinga. A RNSA é reconhecida, pela Unesco, como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Caatinga por abrigar uma representativa área de Caatinga preservada e pela sua interação com as comunidades rurais do seu entorno. São 6.300 hectares de área protegida que resguardam três nascentes, espécies ameaçadas de extinção e que contribui para a manutenção de serviços ambientais e ecossistêmicos. Atualmente as ações realizadas atingem 40 comunidades rurais.

A Associação Caatinga trabalha pela disseminação de tecnologias sustentáveis ainda pouco difundidas, como a coleta de sementes nativas, a produção de mudas nativas, a compostagem e a produção de mel da abelha jandaíra, que contribuem para a geração de renda nas comunidades rurais localizadas no entorno da Reserva Natural Serra das Almas.

A instituição tem atuado na execução de projetos socioambientais que promovem a proteção da Caatinga através do desenvolvimento local sustentável, a segurança hídrica, adaptação de comunidades rurais ao semiárido, o fomento à criação de novas unidades de conservação, o estímulo à pesquisa no bioma Caatinga, a restauração florestal de áreas degradadas, ações de educação ambiental e de comunicação voltadas para a valorização da Caatinga.

Em seus projetos, a Associação Caatinga já beneficiou mais de 72 mil pessoas entre jovens, agricultores familiares, educadores, estudantes, pesquisadores e proprietários rurais. Ajudou a transformar 30 mil hectares em áreas protegidas e liderou a articulação da sociedade para a criação do ICMS Socioambiental do Ceará. É membro fundador do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Crateús, membro fundador do programa Selo Município Verde do Ceará (programa de certificação ambiental de municípios), membro fundador da Associação Asa Branca de proprietários de Reservas Naturais do Ceará e membro do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente do Estado do Ceará.