NOSSO SINDICATO

O Sindicato das Indústrias Refinadoras de Cera de Carnaúba no Estado do Ceará (Sindcarnaúba) atua há quase três décadas no beneficiamento da carnaúba aliada à sustentabilidade e proteção ambiental. É um dos 40 sindicatos patronais ligados à Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), que congrega diversos segmentos produtivos industriais e impulsiona o desenvolvimento social e econômico do Estado, estimulando a competitividade, gerando novos negócios e fortalecendo vínculos institucionais.

Para garantir uma atuação articulada em defesa da palmeira símbolo do Ceará, o Sindcarnaúba possui parceria com a Associação Caatinga, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Desse modo, uma rede de proteção é fortalecida, com foco na preservação ambiental e reflorestamento, mas também com base no fomento da pesquisa em botânica da espécie, sem abrir mão do desenvolvimento de inovações tecnológicas de processos industriais e de extrativismo que geram emprego e renda.

Tem também representatividade na Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (ADECE), através do seu presidente, Edgar Gadelha, que também preside a Câmara Temática da Carnaúba. As câmaras setoriais e temáticas da ADECE são órgãos de caráter consultivo e propositivo, compostas por representantes das entidades privadas, organizações não governamentais e órgãos públicos que trabalham identificando as potencialidades econômicas das atividades produtivas no Ceará.

NOSSOS ASSOCIADOS