Parceria entre Sindcarnaúba e Associação Caatiga fortalece agricultura familiar com projeto Carnaúba Sustentável

Com o objetivo de fortalecer a atividade extrativista da carnaúba e melhorar a qualidade de vida das comunidades, o Sindicato das Indústrias Refinadoras de Cera de Carnaúba no Estado do Ceará (SINDCARNAÚBA), em parceria com a Associação Caatinga e apoio da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Carnaúba da ADECE, traz ações educativas para a modernização, regularização e profissionalização dos carnaubeiros, por meio de tecnologias sustentáveis adotadas no semiárido. A ideia visa o uso racional dos recursos naturais e a geração de renda nos municípios cearenses de Granja, Morrinhos, Sobral, Itapipoca e Caucaia.

O projeto Carnaúba Sustentável tem como pilares de atuação a distribuição de tecnologia sustentável, educação ambiental e investimento social na cadeia produtiva da carnaúba. a construção de 20 cisternas de placa para armazenagem de água, 2 sistemas bioágua e 35 fogões ecoeficientes nas comunidades de Espinho dos Lopes, Salgado e Junco Manso, em Morrinhos, e Volta dos Almeidas, em Granja.

No eixo de tecnologia sustentável, o projeto já beneficiou diretamente 3.630 famílias, com a construção de cisternas de placas para armazenamento de água, entrega de fogões ecoeficientes, e elaboração de sistemas bioágua.

Já no eixo educação ambiental, a iniciativa realiza o ciclo de debates Diálogos da Carnaúba, envolvendo os diferentes setores interessados na cadeia produtiva, tais como sindicatos de produtores, Sindicarnaúba, trabalhadores da extração, FIEC, FAEC, Secretaria de Desenvolvimento Agrário, BNB e Banco do Brasil, ADECE, UECE, SEMACE, autoridades dos municípios entre outros. Entre as informações dinfundidas nestes encontros, estão a regularização dos trabalhadores; carteira assinada e aposentadoria rural e segurança do trabalho.

Confira o vídeo para ver o impacto positivo do projeto na vida das populações carnaubeiras no interior do Ceará.