Rede de proteção da Carnaúba no Estado do Ceará apresenta resultados do projeto Carnaúba Sustentável ao MPT-CE

Representantes da rede de proteção da Carnaúba no Estado do Ceará se reuniram com o Ministério Público do Trabalho (MPT-CE) para apresentação dos resultados do projeto Carnaúba Sustentável, que já se desenvolve na sua segunda fase. A ideia do balanço é orientar as ações em 2020 no setor.

Carnaúba Sustentável é uma iniciativa da Associação Caatinga em parceria com o Sindicato das Indústrias Refinadoras de Cera de Carnaúba no Estado do Ceará  (SINDCARNAÚBA) e apoio da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Carnaúba da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (ADECE) que visa a distribuição de tecnologia sustentável, educação ambiental e investimento social na cadeia produtiva da carnaúba.

Durante a prestação de contas, o CT Carnaúba informou que na primeira fase do projeto foram realizados os encontros “Diálogos da Carnaúba” nos municípios de Sobral, Granja e Russas para mapear os principais gargalos da cadeia produtiva e propor um plano de ação visando superar os desafios. O objetivo é repassar aos produtores e trabalhadores informações sobre formalização das relações de trabalho; saúde e segurança do trabalho no carnaubal e aposentadoria por idade rural e regime de segurado especial na previdência. Representantes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) participaram da ação e esclareceram as dúvidas dos trabalhadores em relação a questões de aposentadoria.

A segunda fase do projeto buscou dar continuidade aos bons resultados do projeto, contribuindo com ações educativas para a modernização, regularização e profissionalização da atividade extrativista da cadeia da carnaúba e melhorando a qualidade de vida das comunidades carnaubeiras, por meio de tecnologias sustentáveis de convívio com o semiárido, visando à sustentabilidade da cadeia produtiva. Essas ações promovem o desenvolvimento sustentável de comunidades rurais do semiárido e contribui para a proteção da biodiversidade e ajuda a reescrever a relação do homem com Caatinga. No eixo de tecnologia sustentável, o projeto já desenvolveu 1.244 tipos de inovações, que beneficiaram diretamente 3.630 famílias, a exemplo da construção de cisternas de placas para armazenamento de água, entrega de fogões ecoeficientes, e elaboração de sistemas bioágua.

Preencha o formulário abaixo,
será um prazer responder!

VENHA NOS VISITAR

Av. Barão de Studart, 1980 - 1º andar, Aldeota, Fortaleza - CE, 60120-001