Tecnologia sustentável transforma vidas em comunidades carnaubeiras

O projeto Carnaúba Sustentável transforma a vida das populações carnaubeiras no interior do Ceará. A segunda fase da iniciativa, , que ocorreu ao longo de 2019, possibilitou a construção de 20 cisternas de placa para armazenagem de água, 2 sistemas bioágua e 35 fogões ecoeficientes nas comunidades de Espinho dos Lopes, Salgado e Junco Manso, em Morrinhos, e Volta dos Almeidas, em Granja. Carnaúba Sustentável é uma iniciativa da Associação Caatinga em parceria O Sindcarnaúba e apoio do CT Carnaúba da ADECE.

O trabalho é percebido em números:  292 mil litros de água reutilizados por ano com os dois bioáguas, 320 mil litros
de água armazenados por ano com as 20 cisternas, diminuição da pressão de desmatamento e melhoria na saúde das 35 famílias que receberam o fogão ecoeficientes e 158 pessoas capacitadas para usar estas tecnologias sustentáveis.

O projeto Carnaúba Sustentável tem aderência aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), agenda global estabelecida pela Organização das Nações Unidas para promover o desenvolvimento sustentável globalmente. Assim, a ideia para 2020 é reforçar a parceria global para o desenvolvimento sustentável, complementada
por parcerias multissetoriais que mobilizem e compartilhem conhecimento, expertise, tecnologia e recursos financeiros, para apoiar a realização dos objetivos do desenvolvimento sustentável na cadeia produtiva da Carnaúba.


COMPARTILHE:

CONTATO

Preencha o formulário abaixo,
será um prazer responder!

VENHA NOS VISITAR

Av. Barão de Studart, 1980 - 1º andar, Aldeota, Fortaleza - CE, 60120-001